
Ultimamente não se fala em outra coisa. Na TV, nos jornais/revistas e principalmente na internet o assunto da vez é a Cloud Computing (Nuvem Computacional).
A idéia da nuvem consiste em armazenar os programas e arquivos pessoais na internet, descartando a necessidade de se instalar determinado programa no computador, economizando assim, os precisos GBs de seu HD. E para que tudo isso se torne possível é evidente que os grandes servidores (local que armazenará os dados/programas) tenham espaço suficiente para guardar tantos dados, e é pensando nisso que, hoje, alguns servidores já possuem capacidade de armazenamento medidos em PTs (Pentabytes) ou até mais (Hexabytes, Heptabytes, sei la).
O que antes não passava de um sonho, hoje já é realidade.
Pense por exemplo, que hoje você já não precisa necessariamente ter instalados em seu computador, softwares de edição de texto, criação de planilhas eletrônicas, apresentações de slides, edição/criação de imagens, entre outros, basta apenas ter uma conexão banda-larga com a internet.
Existem, hoje, dezenas de sites que oferecem esses serviços gratuitamente.
O GOOGLE DOCS vem se destacando entre os demais devido a sua interface simples e objetiva. Permite a criação e/ou edição de textos e planilhas. Permite também a integração de arquivos .doc (feitos no Word) e arquivos .xlx (feitos no Excel) o que facilita, e muito, a vida de seus usuários.
E não pára por ai. Existem ainda, o GOOGLE CALENDAR que funciona como uma agenda eletrônica, pocibilitando agendar compromissos e receber lembretes de tempos em tempos via e-mail ou mensagem na tela do computador se você estiver logado no site. E mais, permite ainda, importar agendas de outras pessoas, aniversários do Orkut e feriados nacionais e internacionais.
Não querendo ficar atrás e apimentando ainda mais a rivalidade, a gigante dos softwares, MICROSOFT, também possui seu 'cardárpio' de programas online. O Windows Live tráz também, programas semelhantes aos da GOOGLE, como por exemplo: um editor de textos e planilhas eletrônicas e uma agenda.
Importante dizer: o Windows Live não funciona no navegador Google Chrome e no entanto, no Internet Explorer funciona perfeitamente (por que será?). Mas não vou entrar nessa disputa, não agora.
Continuando...
Já se fala em jogo nas nuvens. Sim! imagine não precisar mais gastar rios de dinheiro com placas de vídeo, memórias RAM e processadores super potentes, seria maravilhoso. Bastaria ter apenas um computador com configurações básicas e um bom monitor (de preferência grande, 30/40/50 polegadas), pois o jogo rodaria diretamente no servidor e apenas as imagens seriam exibidas no pc do usuário.
Mas essa é outra história, um outro post talvez.
No entanto, toda essa tecnologia tem um preço, e o preço ainda é muito alto. Apenas as grandes empresas são capazes de sustentar uma tecnologia ainda experimental como essa.
Muito se discute também, sobre a segurança dos dados armazenados nas nuvens, um prato cheio para os Hackers que vêm se atualizando e aprendendo cada vez mais rápido a burlar os sistemas de segurança. Pense também quanto problema causaria um funcionário que "sem querer" desligasse um dos servidores, imagine o caos que este causaria. Pois é, ainda há muito o que se pensar sobre essa tecnologia.
No post seguinte, farei uma lista com alguns programas úteis que não necessitam de download, ou seja, não ocupam espaço no seu HD e podem ser acessados de qualquer lugar (com internet, é claro!).
Outras matérias sobre Cloud Computing:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sempre!